Breaking News

0

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS TEM DIREITO À DESCONTOS(IPI-ICMS-IP...

Read more
0

CADEIRANTE UTILIZANDO ONIBUS EM MIAMI ISSO QUE É PAIS DE PRIMEIRO MUNDO!APRENDA BRASIL;

Read more
0

As dificuldades de um cadeirante em Mossoró

Read more
0

UMA VERGONHA,BRASIL

BOM DIA BLOGUEIROS DE PLANTÃO!
FIQUEI SABENDO DE UM ABSURDO QUE OS POLITICOS ESTAM QUERENDO FAZER,ELES ESTAM QURENDO FECHAR AS "ESCOLAS ESPECIAS"PARA CEGOS,SURDOS,SINDROME DE DOWN,CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL,PRINCIPALMENTE AS APAES ISSO NAO EXISTE!NAO PODEMOS ACEITAR ISSO DE FORMA ALGUMA!AONDE NOSSAS CRIANÇAS VAO ESTUDAR????
ESTAM QUERENDO COLOCAR ESSAS CRIANÇAS EM "ESCOLAS REGULARES",ATÉ AI EU CONCORDO MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE NAS "ESCOLAS REGULARES" TENHAM PROFESSORES ESPECIALIZADOS EM LIBRAS,BRAILE E ETC.AI SIM  PODEMOS CONCORDAR QUE ELAS ESTEJAM EM ESCOLAS DITAS"NORMAIS"MAS SERÁ QUE VÃO DAR ESSAS ESTRUTURAS PARA QUE ELAS APRENDEM COMO DEVERIAM?E NÃO SÓ PARA AS CRIANÇAS TAMBEM AOS PROFESSORES?QUE PRECISARAM DE UM TEMPO MAIOR PARA ENSINAR ESSAS CRIANÇAS?SOU CADEIRANTE E SEMPRE ESTUDEI EM ESCOLA DITA "NORMAL".MAS SEMPRE TIVE DIFICULDADE POIS GERALMENTE AS SALAS FICAM ENCIMA,ENTAO TODO ANO,TINHA QUE DESCER UMA TURMA PARA QUE EU PUDESSE FREQUENTAR AS AULAS. POIS ENFRENTAMOS ESSE PROBLEMAS POR FALTA DE CAPACIDADE DE QUEM DEVERIA CUIDAR DE NÓS(CIDADÃOS"E MESMO ASSIM NAO O FAZEM E PRINCIPALMENTE POR FALTA DE ACESSIBILIDADE NAO SOMENTE NAS ESCOLAS EM TODOS OS LOCAIS P´BLICOS E PRIVADOS.NAO DEVEMOS ADMITIR QUE NUS TRATEM DE QUALQUER JEITO PORQUE SOMOS CIDADAOS E PAGAMOS NOSSO IMPOSTOS COMO QUALQUER OUTRA PESSOA.PENSEM NISSO!
Read more
0

Piauí inaugura centro para crianças com deficiências auditiva e visual


Piauí inaugura centro para crianças com deficiências auditiva e visual

Símbolo de acessibilidade é formado por diversas pessoas
O governador do Piauí, Wilson Martins, o secretário de Educação, Átila Lira e o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, inauguram em 27 de setembro o Centro de Estimulação para Criança com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual "Mauro César Evaristo", que servirá para atender crianças com deficiência visual e auditiva de 0 a 6 anos. 

O centro é o segundo do país a realizar este tipo de atendimento especializado de forma gratuita.

O espaço foi idealizado para realizar atendimento educacional especializado, estimulação precoce, com o intuito de promover inclusão escolar. O investimento foi na ordem de R$ 450 mil, com recursos da Secretária de Educação.

O nome do Centro foi solicitado pela deputada Rejane Dias através de requerimento e leva o nome do irmão da promotora de Justiça, Marlúcia Evaristo, que faz parte da coordenadoria de Defesa dos Portadores de Deficiência.

Segundo a promotora, seu irmão faleceu aos 31 anos vítima de uma doença congênita, mas desde pequeno, possuía deficiência sensorial que fez com que ele falasse e andasse muito tarde. 

Ela afirmou que mesmo sendo na década de 1960, com a família morando em São Miguel do Tapuio, com todas as dificuldades, ele conseguiu terminar o ensino médio, ser funcionário público e casar.

A promotora também revelou que seu filho “perdeu a visão por conta de uma prematuridade extrema” e mesmo tendo recursos, não teve como colocá-lo em um centro como este por não existir na época. Marlúcia Evaristo e a professora Viviane da Seduc são as autoras do projeto que concebeu o centro.

Segundo o secretário Átila Lira, o centro é dotado de estrutura completa para proporcionar a estimulação física e mental das crianças. 

O espaço conta com profissionais na área de saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros, além de psicopedagogos e técnicos.

O governador Wilson Martins ressaltou a importância do pioneirismo do Centro, por ser o segundo do Brasil, destacando os investimentos que o governo tem feito na melhoria do atendimento às pessoas com deficiência.

Ele disse ainda que o objetivo é também aprimorar e capacitar os profissionais envolvidos na inclusão dos alunos de rede pública estadual, o novo espaço realizará formação profissional contínua e em serviço, além de pesquisa e elaboração de recursos adaptados necessários para que a criança possa ter acesso aos diferentes níveis de desenvolvimento e de escolarização na escola regular em que estuda.

Para ter acesso aos serviços, a família da criança precisa realizar o teste da orelhinha e do olhinho para só então cadastrar.

Fonte: http://www.cidadeverde.com
Read more